terça-feira, 7 de abril de 2009

Páscoa sangrenta

[1]Nessa ocasião, o rei Herodes prendeu alguns que pertenciam à igreja, com a intenção de maltratá-los, [2] e mandou matar à espada Tiago, irmão de João. [3] Vendo que isso agradava aos judeus, prosseguiu, prendendo também Pedro durante a festa dos pães sem fermento.
[4] Tendo-o prendido, lançou-o no cárcere, entregando-o para ser guardado por quatro escoltas de quatro soldados cada uma. Herodes pretendia submetê-lo a julgamento público depois da Páscoa. [5] Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele. Atos 12.1-4

Essa mania chata de crente de ficar tentando dar o sentido verdadeiro das coisas atrapalha a beleza dessas festas! Páscoa relembrar morte, sangue, cruz, faraó malvado... nada a ver. Porque não ficar com os coelhinhos e chocolates? Você não prefere uma versão mais leve desses assuntos tão deprimentes?

Lembro quando meu irmão foi chamado na escola porque a filha dele fez o terrível sacrilégio de contar que papai noel era um faz de conta, como as princesas da Disney, e que os brinquedos vinham dos papais. Crente é uma peste mesmo.

E daí que a páscoa foi celebrada pelos israelitas a mando de Deus, para passar sangue (eca...) nas portas das suas casas e assim deixar claro para o mundo que a ira de Deus se revela contra aqueles que não o temem, mas aqueles que acreditam na sua salvação recebem graça e misericórdia?

E daí que Jesus se humilhou em tornar-se um homem e transcedendo o Eterno, veio a se tornar matéria limitada, pobre e desprezada, dando seu próprio sangue para ser punido injustamente e com seu sangue também nos livrar da morte eterna?

E daí que para os primeiros cristãos a páscoa era marcada por perseguições, castigos e mortes? Que eles tivessem sido mais espertos! Deveriam ter tido um esforço ecumênico com judeus e romanos, agente precisa ser tolerante, essas coisas de fé são muito relativas.

Daí... que a igreja não ora mais como eles, que não vê mais anjos retirando seus servos da cadeia, não vê mais cegos verem, mudos falarem e paralíticos andarem. Daí que a páscoa é muito triste para nós, mais do que foi para eles.

Nenhum comentário: