Chamado para ser Santo.
"porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação; Dessarte, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo."I Tessalonicenses 4:7,8Introdução:
O texto do livro cristianismo Autêntico de John Stott: "A gravidade do pecado" pág. 199.
Elucidação: A igreja em tessaloônica tinha sido fundada pelo próprio Paulo, e seus companheiros Silas e Timóteo. Como descrito no livro de Atos, estes mesmos não passaram muito tempo devido a resistência e perseguição (Atos 17:2). Para ter notícias da igreja, Paul envia a Timóteo, e este traz boas notícias (I Tessalonicenses 3:6,7) de lá, e como resposta a essas notícias, é que Paulo escreve esta carta, muito provavelmente uma de suas primeiras cartas. E mesmo que sendo boas as notícias, Paulo manda uma carta repleta de exortações, mostrando assim a importãncia do assunto.
I - Deus nos chamou.
O chamado do senhor é algo que um dia aconteceu na vida de todo o filho de Deus.
Deus um dia usou a sua palavra para nos constranger a verdade do evangelho, mas para que esse chamado fosse eficaz, ele teve o Kairos de Deus, para que Jesus, abandonando a sua glória, vinhesse a terra para enfrentar a cruz e a morte, só para que Deus pudesse nos chamar.
Dizer que Deus nos chamou, é dizer que ele nos retirou de ua realidade e colocou em outra. Nós estavamos mortos em nossos delitos e pecados, mas ele nos vivificou. Estavamos perdidos e ele nos achou, nas trevas, e ele nos levou ao reino do filho da luz. Nós caminhavamos para o infermo, mas hoje nos vamos para o céu.
II - A santidade é vontade de Deus para nossas vidas.
Muitos jovens ficam inquietos por não saberem a vontade de Deus para suas vida academica, ou sentimental, ou profissional, mas uma verdade é expressada na palavra de Deus como sendo a vontade de Deus: "A vossa santificação" (I Tessalonicenses 4:3a).
Deus nos chamou. Ele fez tudo o que eu disse anteriormente para te salvar e te tornar santo. Ele não nos "chamou para a impureza" (I Tessalonicenses 4:7), como a juventude de hoje tem esquecido para o que eles foram chamados. Vivemos numa geração que acha que tudo é normal, mas a palavra expressamente nos diz: "Infiéis (adúlteros) não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele pois que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" (Tiago 4:4).
O evangelho é direto, ou você agrada a Deus ou ao diabo, às trevas ou à luz. Não existe meio termo.
Deus está hoje nos chamando a ser amigos de Deus, abandonando as práticas que desagradam a ele. Ele quer nos tornar uma geração santa.
III - O pecado é uma afronta a Deus.
Quando pecamos, não pecamos contra homens, e sim contra o Senhor do universo. "Pequei contra ti, e contra ti somente" (Salmos 51:4a).
Quando pecamos estamos ofendendo aquele que mais nos amou.
O entendimento de que o pecado é uma afronta a Deus é uma realidade desde o velho testamento. O sacerdote sabia o que era o mais importante de tudo (Êxodo 28:36,37). O desejo de Deus é que a "coroa" de nossas vidas seja a "Santidade a Deus".
Conclusão:
No início desse sermão li um texto que fala sobre a gravidade do pecado.
Agora nós entendemos que Deus nos chamou para a santidade e que o pecado é uma afronta a Deus.
Devemos tomar uma atitude radical de sermos santos, sair da impureza, por menor que ela seja, e passar a ter uma vida que agrade a Deus."Deus não perdoa justificativas, ele perdoa pecadores arrependidos."Gabriel Neubarth
É galera, esse foi a pregração desse último Sábado, iniciando o projeto "minha identidade é cristo". Para quem falta, vale lembrar que o preletor foi Gabriel. Espero que vocês sempre possam revisar aqui, quando acharem necessário...
2 comentários:
eita Tom, parabéns ..muito boa essa idéia de colocar a mensagem aqui no blog...este culto de inicio foi uma benção mesmo tanto nos grupos de crescimento quanto o culto em si...você q faltou este sabado eu aconselho a n faltar mais nenhum, pois esta sendo um tempo muito bom de crescimento espiritual e de comunhão.
é isso ai, venha participe e mostre ao mundo a sua identidade!
;*
Déborah
Na verdade já tinha essa idéia de disponibilizar estudos aqui no blog faz tempo... Eu até pensei em colocar as escolas dominicais especiais de Janeiro, mas não deu muito certo, mas eu espero que fique dando certo esa idéia de ficar postando as pregrações dos sábados aqui...
Postar um comentário