quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Eu já morri na minha vida

Estávamos nós no acampamento de carnaval, quando lemos esse texto de 2 Coríntios 5.14-17 no quarto:

Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
De modo que, de agora em diante, a ninguém mais consideramos do ponto de vista humano. Ainda que antes tenhamos considerado Cristo dessa forma, agora já não o consideramos assim. Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

A primeira coisa que lembrei foi da comunidade no orkut "Eu nunca morri na minha vida", porque o texto estava afirmando para mim o contrário.

Mas do que uma expressão retórica, essa expressão é uma pérola da Vida que temos em Jesus, porque enquanto nascemos abortos ambulantes em nossos delitos e pecados, Ele resolveu matar Jesus. Já que a morte não o poderia deter, ele ressuscitou e nos trouxe consigo para a vida, alias, para a Vida [leia Efésios 2].

No filme "O Último Samurai", um capitão de guerra ocidental percebe que sua vida era sem sentido e, após ser capturado por japoneses, percebe no código de honra do samurai seu modo de vida. Ele então morre para a vida ocidental e ressuscita para viver como um samurai, assim como devemos morrer para a morte no pecado para ressuscitarmos para a vida em Jesus.

A nova criação é muito mais do que um condicionamento cultural, onde o novo convertido passa a falar, se vestir e agir como um extraterrestre crente. A nova Vida requer a morte, requer que sejamos sepultados com Cristo, que entreguemos este projeto deformado de gente que somos para sermos transformados, um passo por vez, para sermos compatíveis com o modelo, que é Jesus. Ele é o molde onde todos nós iremos nos encaixar, ficando de fora todos os pecados e sendo preenchido com todas as qualidades.

Morrer dói e é assustador, ficamos com medo de perder esta vida e não haver nenhuma outra para vivermos, por isso que é um passo de fé. Para quem crer, fica a promessa:

Jesus respondeu: “Chegou a hora de ser glorificado o Filho do homem. Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto. Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna. João 12.23-25

2 comentários:

Servo Fiel disse...

Muito bom ^^ Deus continue abençoandoo!

Efemérides da Vanessa disse...

eu faço parte desse comu no orkut =p
isso q vc escreveu foi mais pra mim do q pra todo mundo!!

:**